Propósitos


A invenção da escrita (ideográfica, cuneiforme e alfabética) e de seus suportes (barro, pedra, papel) possibilitaram a formação do hábito de anotarmos um universo de coisas, a exemplo de ideias, de emoções, dos sonhos, dos desejos, enfim, de inúmeras concepções e de infinitos acontecimentos que povoam o nosso mundo interior e a nossa trajetória de vida. Nesse contexto, o 'diário de campo' se tornou uma ferramenta necessária para o registro cotidiano das experiências de milhares de pessoas letradas. 

De forma similar, o avanço criativo da produção de imagens (desenho, pintura, foto, filme, video, digital), o desenvolvimento das técnicas e suportes visuais (câmara fotográfica, computador) também colaboraram nessa empreitada de registro e de conservação da memória da trajetoria da espécie humana e do individuo singular. Um exemplo disso foi a captura do mundo exterior propiciada pela invenção da câmera fotográfica. Nesse novo cenário, um dos artefatos que invadiu os lares foi o Album de Família, que serviu e serve, ainda hoje, como uma maneira de organização visual da experiência e do modo como vemos e apreendemos o mundo. 

Mais recentemente, o avanço da microeletrônica, que possibilitou a invenção do computador e o desenvolvimento da informática ampliou o leque de alternativas, não somente de registro, mas tambem de circulação e de compatilhamento da informação escrita, visual e sonora, que integram o acervo da memória que temos sobre o que pensamos, sentimos e fazemos pessoal e profissionalmente, assim como da história dos acontecimentos cotidianos que integram o leque de eventos culturais, sociais, políticos, religiosos e econômicos das várias soeciedades e lugares do nosso imenso planeta. Nessa teia de assinalações se encontram as novas ferramentas de registro e circulação das informações, a exemplo dos blogs, das redes sociais e das home pages. 

Diante do exposto, o que fazemos aqui, qual o nosso propósito? Simplesmente esse: vivermos nosso tempo presente e as possibilidades que ele nos propricia, no que tange ao avanço das formas de registros disponíveis, de circulação das informações e de compartilhamento das nossas vivências. Em outras palavras, nosso propósito, aqui, consiste, precisamente em utilizar o BLOG como uma ferramenta de registro para compartilharmos um pouco daquilo que temos pensado e feito no campo profissional, isto é, como pedagogo. 


Prof. Dr. Erenildo J. C.

Nenhum comentário: