Ações



GESTÃO
  • DFE (2006 - 2007 /2008 -2010)
  • PPGE (2010-2012 / 2012 - 2015)

DOCÊNCIA
  • GRADUAÇÃO

Calendário da Graduação/UFPB - 2012.1

Plano de Curso do doutorado: pesquisa social

  • ORIENTAÇÕES

1. GRADUAÇÃO




Raissa Regina Silva Coutinho. Entre o uso e o abuso da linguagem: a charge como instrumento pedagógico. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Marcos Angelus Miranda de Alcantra. O discurso sobre a educação de jovens e adultos que circula no projeto escola Zé Peão. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

DARCILENE SILVA DOS SANTOS. SUPERVISÃO PRESENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

RUTH HELENA FIDELIS DE SOUSA OLIVEIRA. PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EJA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Emmanuelle Dapenha Silva e Nagirleide Bezerra Leite. Razões sociais que contribuem para o fracasso escolar na educação de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina. O uso de filme como estratégia mediadora da prática docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia presencial) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Viviane de Souza. A formação do educador de EJA e sua prática educativa: uma experiência na Escola Paulo Freire CAT Pedro Franciscano de Amaral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Maria Lúcia Gomes da Silva. O uso da imagem na educação de jovens e adultos: uma alternativa pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Fabiana Soares Golveia e Janaína de Barros Gomes. Os diferentes gêneros textuais e a educação de jovens e adultos no município de Santa Rita - Pb. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Viviane de Souza. A formação do educador de EJA e sua prática educativa: uma experiência na escola Paulo Freire Cat. Pedro Francisco do Amaral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Maria Luiza Araújo da Silva e Marileide Cavalcanti. O papel do supervisor educacional junto a educação de jovens e adultos em Itabaiana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Darcilene Silva dos Santos. Mémórias e reflexões: a educação de adultos no Castelo Vermelho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Jardilene Carla da Costa e Silva. O supervisor e os textos didáticos na probleática da EJA. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Huguette Pereira Bastos. O papel do supervisor frente a questão do ensino religioso escolar. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Rita Cristiana Barbosa. O pedagogo e a informática educativa. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Genicleide Batista Matias. O trabalho do supervisor escolar frente ao ensino da matemática: uma abordagem metodológica crítica para jovens e adultos. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Eduardo Jorge Lopes da Silva. Avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação popular: uma experiência do Projeto Escola Zé Peão. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Piodéssimo da Costa Almeida. Educação de adultos: uma nova abordagem na metodologia da linguagem. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Itaragy Freire Souto. Educação popular na escola pública. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Danúbia da Silva Barbosa. A concepção de trabalho veiculado pelo livro didático do Projeto Escola Zé Peão. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Maria de Fátima Batista. Educação de adultos: novas perspectivas de ensino. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.


2. ESPECIALIZAÇÃO

CONCLUÍDAS

JOSIMAR RODRIGUES HERCULANO. O CURRÍCULO DA FILOSOFIA NA EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos

CATARINA SANTOS ARRUDA COSTA. FOTOGRAFIA, LEITURA DE MUNDO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos

JANICLEIDE ALVES DA SILVA. O LETRAMENTO NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA NOS CICLOS I E II. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

MARCELO DA FONSÊCA SANTANA. O ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Darcilene Silva dos Santos. A formação profissional da educação do campo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em educação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Edvânia Paulo dos Santos. A formação do educador de jovens e adultos no curso de pedagogia da UFPB. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em educação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Manoel Brasileiro Neto. O ensino de Língua portuguesa: evasão escolar e educação de jovem e adulto. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em educação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.

Avani Antero targino. Reflexões sobre o ensino de história na educação de jovens e adultos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em educação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Erenildo João Carlos.



3. MESTRADO

CONCLUÍDAS


BARQUETE, Felipe Leal . O discurso da criação fílmica como mediação do saber escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - João pessoa, 2017 - Universidade Federal da Paraíba. Orientador.


CELESTINO, Francisca Adriana Correia. Posicionamento do educando no discurso do PROEJA no IFPE barreiros. Dissertação (mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação). 


COUTINHO, Raissa Regina Silva. O discurso sobre o usos pedagógico da Charge na EJA. Início: 2011. Dissertação (Mestrado pelo Programa de pós-graduação em educação). João Pessoa, 2014 - Universidade Federal da Paraíba. Orientador.
















EM ANDAMENTO

Raquel Rocha Villar de Alcantara. O discurso sobre o uso do desenho na Alfabetização de jovens e adultos no Brasil. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).




4. DOUTORADO



Agda Patrícia Pontes de Aquino. O ensino de fotografia na cultura da convergência: novos processos educativos na formação em jornalismo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduaçào em educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Maria aparecida vieira de Melo. As políticas públicas do livro didático para educação do campo: a consciência da in/diversidade dos educadores das escolas do campo da comunidade do sítio Luz-canhotinho-PE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Maria do Rosário Gomes Germano. Imagem virtual: usos, sentidos e significados na prática pedagógica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Raissa Regina Silva Coutinho. O discurso sobre a charge como modalidade de leitura na EJA: uma construção para a leitura crítica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


MARIA LÚCIA GOMES DA SILVA. O discurso pedagógico sobre o uso da imagem no currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Fedeal da Paraíba. (Orientador).



PROJETOS 

1. PIBIC


2014 - 2015. PIBIC. Educação popular e visualidade: investigando a imagem na ordem do discurso pedagógico freireano. DescriçãoO projeto visa dar continuidade a investigação sobre a presença da imagem na proposta freireana, tendo em vista analisar a produção pós exílio de Freire, sobretudo publicado após sua morte.
Natureza: Pesquisa.  
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 
Integrantes: Erenildo João Carlos - Coordenador / Jocelayne Priscila Freire de Lima - Integrante / Adeline Rufino Fragoso - Integrante.


2013 - 2014. PIBIC - Educação popular e visualidade: o uso da imagem visual na proposta pedagógica freirena. Descrição: O projeto visa dar continuidade a investigação sobre a presença da imagem na proposta freireana, tendo em vista analisar a produção pós exílio de Freire, sobretudo publicado após sua morte. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.  
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 
Integrantes: Erenildo João Carlos - Coordenador / Raquel Rocha Villar de Alcântara - Integrante / Antonis Pereira da Silva - Integrante.


2012 – 2013. PIBIC. Educação popular e visualidade: investigando a imagem na ordem do discurso pedagógico freireano. Descrição: O estudo se deve a, pelo menos, três razões: em primeiro lugar, o estudo permitirá conhecermos mais uma das dimensões do legado freireano, conferindo visibilidade ao modo como entendia e operava com a imagem. Em segundo lugar, a investigação poderá apontar uma série de alternativas para o emprego da imagem na feitura de textos e livros didáticos voltados à educação e à alfabetização de jovens e adultos. Em terceiro lugar, a análise poderá nos ajudar a entender as contribuições de Freire na constituição da matriz filosófica e pedagógica que orienta o uso da imagem na prática educativa popular de diferentes tipos de sujeitos que atuam em diversos lugares: ONGs, movimentos sociais, igrejas, sindicatos, partidos políticos, escolas do ensino básico, universidades, associações de bairros, secretarias de educação etc. Situação: Concluído; 
Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2). 
Integrantes: Erenildo João Carlos - Coordenador / Raquel Rocha Villar de Alcântara – Integrante / Laura Bezerra Cabral Neta - Integrante.

2011-2012. PIBIC. O uso estratégico da imagem na educação popular. Descrição: uma investigação sobre a presença da imagem na propósta pedagógica freireana. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . 
Integrantes: Dafiana do Socorro Soares Vicente - Integrante / Erenildo João Carlos - Coordenador.

2008-2009. PIBIC. A educação de jovens e adultos no Curso de Pedagogia da UFPB/Campus I.Descrição: O projeto objetiva verificar a contribuição do Curso de Pedagogia da UFPB, Campus I, no que tange a formação do educador de jovens e adultos.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) . 
Integrantes: Ruth Helena Fidelis de Sousa Oliveira - Integrante / Iara Silva de Lucena - Integrante / Marcos Angilus Miranda de Alcântra - Integrante / Erenildo João Carlos - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.

2. PROLICEN


2010-2011. Prolicen: O Fórum EJA da Paraíba e o projeto escola zé peão como lócus da formação do educador de jovens e adultos do curso de pedagogia. Descrição: O projeto em tela objetiva contribuir para a formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia e analisar as contribuições do Fórum de EJA da Paraíba e do Projeto escola Zé Peão na formação do educador de jovens e adultos . 

Situação: concluído; Natureza: Outra. 

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . 

Integrantes: Marcos Angilus Miranda de Alcântra - Integrante / Dafiana do Socorro Soares Vicente - Integrante / Erenildo João Carlos - Coordenador.


3. PROBEX 

4. MONITORIA


2010-2010. Monitoria: Sociologia da educação: o uso da imagem como mediação  da apropriação do conhecimento escolar. Descrição: O projeto objetiva contribuir para a formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia no que tange a aprendizagem do conhecimento da disciplina Sociologia da Educação mediante o uso de filmes e analisar as possibilidades do uso de filmes como uma estratégia pedagógica mediadora da apropriação do conhecimento escolar. . 

Situação: concluído; Natureza: Outra. 

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . 

Integrantes: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO - Integrante / Erenildo João Carlos - Coordenador.




5. ARTIGOS APRESENTADOS EM EVENTOS























FAHEINA, E. F. A. ; CARLOS, Erenildo João . Conhecimento, Cinema e Educação. In: 1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. 1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação: diversidade e qualidade em Educação, 2012.