O Educador





Nasci em 1963, no Bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Sou filho de agricultores paraibanos que migraram para o Rio de Janeiro na década de 1960, em busca de melhores condições de vida. Do nascimento a abril de 1985, morei no Bairro de Bonsucesso, onde passei minha infância e juventude, onde aprendi as primeiras lições da vida. Cursei o antigo primeiro grau na escola do bairro, conhecida como Escola Bahia e o segundo grau, na Escola Mendes de Morais, situada na Ilha do Governador, onde fiz a Habilitação Básica em Saúde. Em 1985, em plena redemocratização do país, fui morar em João Pessoa/PB, onde vivo até hoje. Em 1986, decidi fazer magistério e fui estudar no Instituto de Educação da Paraíba. Na ocasião conheci as ações pedagógicas da equipe das orientadoras e supervisoras do Instituto. Fiquei fascinado com os trabalhos que realizavam, com o cuidado com a aprendizagem dos estudantes e o ensino do professor. Esse encantamento me inspirou a fazer Pedagogia. Em 1987, fui aprovado no vestibular da Universidade Federal da Paraíba, concluindo o Curso em 1990, nas Habilitações de Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Na época, ainda cursei duas Práticas de Ensino: Didática e Ensino de Primeiro e Segundo Graus. No transcorrer do Curso participei de vários Projetos de Pesquisa, na condição de bolsista. Participei também, como alfabetizador de jovens e adultos, do Projeto Escola Zé Peão. A primeira experiência suscitou o espírito investigativo e o desejo pela produção do conhecimento; a segunda, o envolvimento com o fazer pedagógico responsável, comprometido politicamente com as classes populares. Desde então, tenho me inserido no universo da EJA, escrevendo, ensinando, pesquisando e participando nos Encontros locais, estaduais e nacionais. Participo do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba desde 1990. Ensinei as Disciplinas de Fundamentos da Educação e de Ensino de primeiro e segundo graus na Escola Cenecista João Régis de Amorim, nos anos de 1991 e 1992, situado no Conjunto Ernesto Geisel. Sentido a necessidade de aprofundar os conhecimentos, iniciei um Curso de Especialização de Pesquisa em Educação, ofertado pela UFPB e coordenado pelo professor Roberto Jarry Richadson. Na segunda metade de 1992, em pelo Governo Collor, submeti-me ao Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar, aberto pelo Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB. Na ocasião, 45 candidatos se inscreveram para 04 vagas. Fui aprovado em terceiro lugar. Em abril de 1993, comecei a ministrar a Disciplina Sociologia da Educação, objeto do Concurso. Estudei de 1995 a 1998 o Mestrado em Educação Popular na UFPB e de 2000 a 2005, o Doutorado em Educação Brasileira, na UFC. As demandas e responsabilidades no exercício do fazer universitário - ensino, pesquisa e extensão - me fizeram assumir, também, a tarefa demandada pela gestão. Fui vice-chefe e chefe do DFE. Atualmente, sou professor e Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação do CE/UFPB e líder do Grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro.


Erenildo J. C.






ÁREA DE ATUAÇÃO





PERSPECTIVA JURÍDICA 

A Resolução do CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 normatiza que são, basicamente, três as áreas de atuação do Pedagogo, a saber: docência, gestão e pesquisa. Conforme pode ser lido em seu Art. 4º " O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino [...]". 








GRUPO DE PESQUISA






Linha de Pesquisa do PPGE - Educação Popular: 

Ementa: Estudos e investigações dos processos de educação popular nas políticas sociais (educação de jovens e adultos, saúde, economia solidária, extensão universitária, entre outras) e nos movimentos sociais.


GRUPO DE PESQUISA : A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro: O grupo de pesquisa objetiva aglutinar estudantes, professores e pesquisadores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos tendo em vista sistematizar e produzir conhecimento sobre as políticas, práticas e discursos que circulam no cenário educacional brasileiro.